Vizinho da Apple, um dos últimos pomares do Vale do Silício ainda resiste

O pedacinho de terra com um pomar de damascos já foi uma grande propriedade rural, na cidade de Sunnyvale, na Califórnia.

 

O Vale do Silício, na Califórnia, é o lar para as principais empresas de tecnologia do mundo. Lá estão Apple, Facebook, Google, Yahoo e tantas outras. O que pouca gente lembra hoje em dia é que o vale já abrigou grandes plantações, especialmente com frutíferas, poucas décadas atrás.

Com o progresso, as propriedades foram dando espaço para a exploração imobiliária e cidades como Sunnyvale possuem um dos metros quadrados mais caros da região, com vários profissionais de TI milionários querendo morar perto das empresas, na ensolarada Califórnia.

Em 1948, era assim

 

Sunnyvale, em 2016

 

 

Um pomar entre as gigantes da tecnologia

Em 1994, a cidade de Sunnyvale resolveu preservar o último pedaço de pomar remanescente, em forma de museu. Em plena atividade, a área de 4 hectares ainda produz damascos que são colhidos e vendidos in natura, secos ou em forma de geléias. 800 pés de damasco são tratados por uma família descendente dos proprietários originais das terras. Sem sucessão garantida, a atividade deve ser repassada para outros interessados após a aposentadoria dos atuais responsáveis.

 

 

A venda destes produtos é simbólica, já que o valor é muito superior ao damasco disponível no shopping ao lado da “propriedade museu”. De qualquer maneira, o empenho da comunidade local em preservar a história é louvável. O fato de um pomar estar a 3000 metros de distância da sede da Apple também é curioso.

 

Nova sede da Apple, um dos vizinhos do pequeno pomar, distante cerca de 2700 metros do local.

Para saber mais

Reportagem no The Mercury News sobre o último pomar da cidade. Em inglês.

Museu The Heritage, na cidade de Sunnyvale.

Cidade de Sunnyvale, na Wikipedia.

Posts relacionados