O Versatile 1080 tinha o apelido de “Big Roy” e pesava 30 toneladas. Hoje ele vive em um museu no Canadá.
O Versatile 1080 foi um projeto que saiu da cabeça do presidente da empresa no final dos anos 70, Roy Robson. Daí o apelido de Big Roy.
Com 9,3 metros de comprimento, 3,4 de altura e pesando 30 toneladas, o monstro tinha 4 eixos tocados por um motor Cummins de 19 litros e 600 hp, montado na metade traseira do trator.
A cabine espaçosa (para três pessoas), o chassi e os eixos foram montados em Winnipeg, no Canadá. Então o “esqueleto” foi enviado para Fargo, no estado americano de Dakota do Norte, para a instalação da transmissão e então de volta para o Canadá, para finalização.
Uma curiosidade: por conta do tamanho, um monitor de TV ficava acima da direção com imagens de uma câmera traseira, instalada atrás do motor. A estrutura cobria qualquer chance de visão traseira.
Versatile 1080 em vídeos
O Big Roy, hoje peça de museu, é filho único. Apesar do projeto do trator prever a construção de duas unidades para testes, apenas uma foi concluída. Os engenheiros consideraram o Versatile 1080 Big Roy muito caro e, principalmente, ruim de curva.
Veja mais sobre tratores antigos no Blog do Farmfor.