O protótipo da empresa Amogy foi montado em um trator John Deere e promete um sistema com zero emissões de carbono
Trator movido a amônia
A empresa americana Amogy tem sede em Nova Iorque e é especializada no que chama de “descarbonização”. Para tanto, desenvolve sistemas que substituem motores diesel usando amônia como combustível. A agricultura está na mira, principalmente pela prática já consolidada do uso de amônia nas propriedades americanas. A infraestrutura já está lá, basta adaptar.
No final de maio, a Amogy testou com sucesso o protótipo de um trator movido a amônia em seus galpões no Brooklyn, em Nova Iorque. Tendo como base um trator John Deere 6195M, o sistema ammonia to power transforma a amônia em hidrogênio, que então alimenta uma célula de hidrogênio de 100 kW.
Ainda vai demorar um pouco para os sistemas da Amogy chegarem nas propriedades rurais americanas. Ainda em 2022, a empresa planeja desenvolver uma versão de 1 MW do seu conversor, com testes em caminhões e embarcações. Ainda sobre o trator: colocar vários protótipos funcionando em ambiente controlado é uma coisa, fazer um produto final onde seja seguro lidar e operar com a amônia no dia a dia, é um longo caminho.
Saiba mais sobre os sistemas da Amogy no site da empresa.