O Ruibarbo Forçado é uma técnica para melhorar o desempenho da hortaliça, muito consumida na Europa e quase desconhecida no Brasil
O Ruibarbo (Rheum rhabarbarum) é originário da Ásia e foi levado para a Europa no século XVII. A hortaliça prefere o clima frio com temperaturas médias abaixo dos 4C no inverno e 24C no verão. Perene e resistente, bem manejada pode fornecer os talos (parte comestível da planta, as folhas são tóxicas) por mais de 10 anos.
O ruibarbo é usado em tortas, geléias, bolos e tem aplicações medicinais e cosméticas.
Ruibarbo Forçado
Na Inglaterra, algumas propriedades centenárias na produção da hortaliça adotam a técnica do Ruibarbo Forçado, onde os canteiros ficam em galpões escuros e a colheita é feita apenas com a luz de uma vela. Abaixo, o cultivo na propriedade de Robert Tomlinson, em Yorkshire.
Ver essa foto no Instagram
Os primeiros anos da planta são passados ao ar livre, de forma normal. Antes da época da colheita, são levadas para a completa escuridão, para que o crescimento em busca de luz provoque o acúmulo de açúcar no caule. A colheita “romântica” acontece entre janeiro e abril na Inglaterra.
Curiosidades
No Brasil, um produtor (Fazenda da Cria) está começando na atividade com o Ruibarbo. Leia, aqui.
Mais sobre a cultura, aqui.