Previsão do tempo pelo baço do porco

Baço do porco: uma sabedoria dos antigos, muito comum no leste europeu.

 

Uma prática dos antigos e ainda em uso nos círculos tradicionalistas das comunidades rurais, lá no leste europeu: a previsão do tempo através da “leitura” do baço do porco, durante o abate.

O procedimento tem regras. O animal deve ser abatido no outono ou no início do inverno. Um “baço de primavera” não é capaz de fornecer os dados com precisão.

Com o baço na mão, o leitor divide mentalmente em seis pedaços a peça – cada parte representa um mês do ano – começando a investigação pela extremidade mais próxima da cabeça do animal.

 

Baço do porco na mão de homem

 

Onde o baço fica mais grosso, está a indicação de um clima mais severo (mais frio). Uma protuberância, tempestades mais sérias. Outras diferenças no órgão podem indicar muito vento ou chuvas.

É claro que hoje em dia, a comunidade científica ri de certas crendices populares como a previsão do tempo pela leitura do baço. Ironicamente, estas tradições são criadas muitas vezes por várias leituras que dão certo, com precisão aceitável para os padrões da época.

 

Homem com carcaça de porco

 

A tradição na Romênia

 

O canal do Youtube Turism Bucovina, da Romênia, tem um vídeo fantástico onde é exibido o abate de um suíno em uma pequena comunidade rural daquele país (eles comentam sobre a leitura aos 4:30 do vídeo). Nós recomendamos a visualização pois muitos dos seguidores do Farmfor vão lembrar de alguns procedimentos, comuns em todo o mundo rural.

Posts relacionados