Unhas de agricultores serão usadas nos Estados Unidos para medir exposição a produtos químicos
Anna Proctor, uma estudante de pós-doutorado da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, está coletando unhas de agricultores do estado para um estudo científico que visa medir a quantidade de produtos químicos presentes nos corpos de quem trabalha no campo, especialmente arsênico e pesticidas diversos.
As unhas serão usadas como biomarcadores, bem mais fácil de obter e armazenar quando comparados a sangue e urina, por exemplo. Elas podem guardar um histórico de até 9 meses dos traços de produtos químicos que entraram no organismo.
O estudo foca na saúde do agricultor, em um estado altamente agrícola, grande produtor de milho, suínos e ovos. Algumas regiões sofrem por lá com a contaminação de arsênico até na água potável e o produto é ligado a casos de câncer (especialmente da próstata), diabetes, doenças cardiovasculares e neurológicas.
Os agricultores brasileiros podem continuar cortando as unhas em casa e jogando na lixeira (ou no pátio), já que o estudo vai ficar fechado no estado americano.
Veja também
Toenail Clippings Of Farmers Needed For Chemical Exposure Research
Hylio, o drone que ergueu um homem nos EUA