Venda de Motosserras a gasolina será proibida na Califórnia

motosserras a gasolina

Motosserras, roçadeiras e diversos equipamentos de jardinagem com motor a combustão serão banidos no estado, prejudicando milhares de trabalhadores

Motosserras, roçadeiras, aparadores, sopradores e outros equipamentos de jardinagem com motor a combustão estão com os dias contados na Califórnia, conhecido como um dos estados americanos mais esquerdistas. Uma lei com motivos ambientais vai proibir a venda dos equipamentos já no ano de 2024. Nem o tradicional carrinho cortador de grama – um patrimônio nacional que aparece até em filmes – vai escapar.

Trata-se da Assembly Bill No. 1346, Lei aprovada em 2021 que entrará em vigor no ano que vem, banindo o que os legisladores chamam de “pequenos motores off-road”.

 

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O fim das motosserras, sopradores e roçadeiras a gasolina – a justificativa da Lei

Em seu texto, a Assembly Bill No 1346 justifica:

(1) Pequenos motores off-road (SORE*), que são usados principalmente em equipamentos para gramados e jardins, emitem altos níveis de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de nitrogênio (NOx), gases orgânicos reativos (ROG) e material particulado (PM) . O NOx e o ROG juntos contribuem para a formação de ozônio, um poluente de critérios com um padrão nacional de qualidade do ar ambiente definido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA) e um padrão de qualidade do ar ambiente da Califórnia e que tem impactos adversos na saúde. Atualmente, a Califórnia excede os padrões estaduais e da EPA dos EUA para ozônio em muitas áreas, incluindo a Bacia Aérea da Costa Sul, a área da Baía de São Francisco e o Condado de Sacramento. O NOx também contribui para a formação de PM, que, junto com o PM diretamente emitido, tem impactos negativos diretos na saúde. O PM também possui um padrão de qualidade do ar definido pela EPA dos EUA e pelo estado. Muitas áreas na Califórnia também não atendem aos padrões de PM, incluindo a South Coast Air Basin e a San Joaquin Valley Air Basin.

(2) Em 2020, as emissões diárias de NOx e ROG da Califórnia do SORE foram maiores do que as emissões de carros leves de passageiros. O SORE emitiu uma média de 16,8 toneladas por dia de NOx e 125 toneladas por dia de ROG. Sem ação regulatória adicional, espera-se que esses níveis de emissão aumentem com o aumento do número de SORE na Califórnia. Os regulamentos de emissões do SORE não são tão rigorosos quanto os regulamentos de outros motores, e uma hora de operação de um soprador de folhas comercial pode emitir tanto ROG mais NOx quanto dirigir 1.100 milhas em um veículo de passageiros novo.

(3) Atualmente, existem equivalentes de emissão zero para todos os equipamentos SORE regulamentados pelo State Air Resources Board. A tecnologia de bateria necessária para equipamentos de emissão zero de nível comercial está disponível e muitos usuários, tanto comerciais quanto residenciais, já começaram a fazer a transição para equipamentos de emissão zero.

(4) A Ordem Executiva do Governador nº N-79-20 de 23 de setembro de 2020 orienta o conselho estadual a implementar estratégias para atingir 100% de emissões zero de equipamentos off-road na Califórnia até 2035, quando viável e econômico. O estado não alcançará esse objetivo sem regulamentação adicional do SORE, incluindo um mandato para fazer a transição de todas as vendas de novos equipamentos para equipamentos de emissão zero.
(b) É intenção do Legislativo encorajar o conselho estadual a agir rapidamente para proteger a saúde pública dos efeitos nocivos das emissões de pequenos motores off-road.

* SORE é a sigla para Small Off-road Engine / Pequenos Motores Off-road

Muito além do usuário comum

Não é só o usuário eventual que será afetado pela Lei. O Estado da Califórnia possui milhares de profissionais que deverão realizar pesados investimentos para a troca de equipamentos, se quiserem continuar na atividade. Jay Martinez, um pequeno empresário do setor disse ao site California Advisor que 50 mil jardineiros e paisagistas serão afetados, não apenas pelo custo dos equipamentos de forma individual, mas também pelo invetimento em dezenas de baterias necessárias para sustentar um dia inteiro de trabalho das equipes.

O Estado da Califórnia está preparando um fundo de US$ 30 milhões para financiar a troca de equipamentos dos trabalhadores, mas os representantes do setor dizem que o valor é insuficiente para ajudar os mais de 50 mil profissionais afetados.

Em resumo, os equipamentos usados geralmente na atividade são realmente mais poluentes se comparados a veículos, mas os elétricos  – segundo os usuários – são mais ineficientes para o trabalho e ainda precisam de várias baterias. Estas, por sua vez, possuem limitações de ciclos de carga e precisam ser trocadas periodicamente.

Curiosidade sobre motosserras a gasolina versus bateria

 

 

O canal Machinery Nation no Youtube (eles são do Reino Unido) fez um comparativo entre modelos de motosserra da Stihl a gasolina e bateria, vale a pena conferir. Uma carga da bateria de maior potência na motoserra elétrica garante entre 20 e 44 minutos de trabalho, aproximadamente 320 cortes.

E os agricultores?

Embora não afete diretamente agricultores na Califórnia, representantes do setor agrícola temem que este seja um passo inicial para a regulação de outras máquinas. É bom ficar de olho. A lei vai banir a venda de equipamentos com motor a combustão, mas permite a operação dos que já existem.

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AB 1346 Seen As Stepping Stone (California AG Today)

California moves toward ban on gas lawn mowers and leaf blowers

 

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