Fabricado pela empresa Fritzmeier, da Alemanha, sistema permite o rápido diagnóstico da lavoura para a correta aplicação de diversos produtos
O Isaria é um sensor que emite luz infravermelha através de LEDs e mede a resposta das plantas (o quanto desta luz é refletida), dando diagnósticos em tempo real da situação daquele ponto específico da lavoura. Montado na frente do trator, fornece dados para o computador que vai decidir o quanto de produto deverá ser aplicado através do implemento que vai logo atrás.
O Isaria foi adotado pela Claas e também é fornecido com a marca e cores da empresa, através da parceria com a fabricante Fritzmeier, da Alemanha, uma empresa com um longo histórico na área agrícola. A versão original usa bluetooth e a vendida pela Claas tem ISOBUS, única diferença entre os modelos.
Entre os usos em destaque para o Isaria estão análise para aplicação de nitrogênio, reguladores de crescimento, dessecantes e fertilização em geral.
Outras marcas possuem sensores similares, como o N-Sensor da Yara. Outras soluções adotam abordagens diferentes, como o uso de drones para mapear a lavora com o mesmo tipo de sensor e posterior envio dos mapas com as medias para o GPS.
O blog Por Dentro do Agro, da Stryder, tem um belo texto explicando como funciona o uso da luz na análise das plantas, vale a pena acessar Espectro Eletromagnético, Luz Visível E Infravermelho: O Que Isso Tem A Ver Com NDVI?
Veja também: Drone para agricultura – Parrot Disco-Pro AG.