Inacreditável! Outro texto sobre Carneiro Hidráulico na internet!

A bomba d’água que conquistou o mundo, ganhou uma postagem no Blog do Farmfor.

 

De tempos em tempos, a internet é invadida por sites que, mais uma vez, contam a história de uma instalação de sucesso ou fazem enormes tutoriais sobre como construir o seu próprio carneiro hidráulico. A engenhoca faz sucesso também em programas de TV direcionados ao mundo rural nas manhãs de domingo.

O carneiro hidráulico é uma invenção do francês Joseph Michel Montgolfier, de 1796, baseada na “pulsation engine” do inglês John Whitehurst, de 1772. Na época, desenvolvida para levar água de uma fonte até sua fábrica de papel.

Importante: o invento de John Whitehurst era basicamente uma torneira instalada em um porão, que fazia a água pulsar no andar de cima da casa, na medida que alguém abria e fechava a mesma. Você provavelmente já observou este efeito ao lavar o carro com uma mangueira. O fenômeno é muito estudado na construção civil e várias técnicas são usadas para mitigar o efeito do conhecido “Golpe de Ariete”, especialmente no sistema de descarga dos banheiros em edifícios.

Uma patente foi obtida posteriormente pelos filhos do inventor na Inglaterra, com versões melhoradas do invento e posterior venda para terceiros do “Hydraulic ram”. Nos Estados Unidos, o carneiro hidráulico chegou em 1809, com sua popularização em 1840 e uso em larga escala até o final do século, com o advento da eletricidade.

No Brasil

 

O carneiro hidráulico já era conhecido por brasileiros no início do século XX. Em 1920, Alfredo Jordão Jr. entrou com um pedido de patente nos Estados Unidos para uma versão melhorada da máquina que além de bombear água, poderia acionar um pequeno motor. Ainda hoje, várias empresas fabricam no mercado a bomba, em um projeto muito similar na parte externa, facilmente reconhecido pelo grande garrafa de ferro. Destacam-se a Cataventos Kenya e a Bombas Marumby.

Popularização na era da internet

Com a popularização do acesso à internet no interior do país, o interesse por uma versão “faça você mesmo” do carneiro hidráulico, desenvolvida à partir de peças facilmente encontradas em lojas de materiais de construção, garrafas PET e mangueiras, logo ganhou textos explicativos em diversas versões na rede. Algumas iniciativas ganharam os programas de televisão e acabaram voltando para a internet, amplificando a divulgação da informação.

 

 

Segundo o Google Trends, o interesse no no tema vinha em declínio deste o início do monitoramento da ferramenta (2004), ganhando recentemente um fôlego em meados de 2015. A ferramenta parece indicar que Minas Gerais é o “berço” do uso e experimentação do carneiro hidráulico no Brasil.

Links para como fazer um carneiro hidráulico

Implantação do Carneiro Hidráulico nas propriedades dos alunos da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé, pela aluna Lúcia Girardi e o professor Rubie José Giordani, em PDF.

Carneiro Hidráulico na Wikipedia.

Carneiro Hidráulico na Revista Globo Rural, publicado em 2015, provavelmente o causador do aumento de interesse demonstrado no gráfico do Google Trends. Aqui, em vídeo.

Considerações Finais

O Carneiro Hidráulico é um equipamento simples que pode ser uma mão na roda para pequenas propriedades que precisam bombear água em pontos sem redes de energia elétrica, ou onde o custo para levar a alternativa elétrica (fios, postes, instalação, motor) pode inviabilizar a iniciativa.

Procure comprar as peças necessárias após ter a certeza das condições para a conclusão do projeto, pessoalmente ou com a ajuda de amigos. Como tudo uso de água, o mesmo deve ser inteligente.

Não desperdice a água bombeada e procure instalar um retorno, se possível, para drenar o excesso de água no ponto de coleta. Basta um pouco de água sem a devida preparação para termos problemas com erosão no terreno.

Bons experimentos e ótimo trabalho!

Posts relacionados