Criada na década de 50, a série GT Tool Carrier (Geräteträger) tinha um design bem diferente, dando ênfase ao implemento frontal
A série de tratores GT da Fendt era (e ainda é) comum na Alemanha. com o seu design bem diferente, com motor e assento na parte traseira e um alongamento do chassi até o eixo frontal, deixando espaço para uma série de implementos que ficavam bem “à vista” do operador.
O desenvolvimento começou em 1953, com a primeira versão apresentando um motor de 12 hp. A produção em série e venda começou em 1957.
Aos poucos, a série foi evoluindo, com o F 231 GT em 1960 e uma versão revisada nos anos 70, o F 250 GT, entre outros modelos intermediários. No F250 GT, o motor ficava literalmente abaixo do operador.
O peso do F 250 GT ficava em 30% no eixo frontal e 70% no traseiro. O design dava algumas vantagens, como a possibilidade de virar a roda até 50 graus. O motor era MWM D925-L3 de três cilindros e 45 hp. O câmbio tinha 13 velocidades para frente e 4 para trás.
Os últimos Fendt GT Tool Carrier
Entre meados da década de 80 e 90, a Fendt ainda lançaria o modelo F380, com motor Deutz de 80 cv e 95cv (F380 GHA). Finalmente, nos anos 90/2000 o F395 GTA e GHA, também com motor Deutz, mas de 115 hp. Uma lista completa de modelos com fotos e detalhes está disponível no site Die Fahrzeugseiten.