A tecnologia quer diminuir o desperdício de alimentos.



A empresa de laticínios Arla desenvolveu uma parceria com a startup Mimica para o desenvolvimento de uma etiqueta que indica o prazo de validade dos produtos. O sistema não usa apenas uma data específica para o final de vida do lote, mas uma gelatina especial que reage conforme as mudanças de temperatura ao longo do tempo de prateleira.

Quando o dano ambiental atinge um determinado ponto, este composto incha e pequenas bolinhas ficam visíveis ou em relevo na etiqueta. Basta tocar e perceber que o produto já perdeu o prazo de validade. O sistema foi batizado de Mimica Touch.


O sistema ajuda a minimizar os problemas com o ponto de venda, quando produtos (especialmente laticínios) apresentam deterioração mesmo dentro do prazo de validade impresso na embalagem, causada por desligamentos do freezer em regiões de clima muito quente, por exemplo.

O sistema entrará na fase de testes ainda em 2018, em supermercados do Reino Unido.

O Blog do Farmfor precisa da sua ajuda


Desde 2016, procuramos levar o melhor em dados e curiosidades da agricultura mundial para os produtores brasileiros.
Nossa principal plataforma de trabalho, o Facebook, tornou-se inviável por conta dos cortes no alcance de nossas publicações, fazendo com que alguns textos sejam vistos por menos de 100 pessoas, em um universo com mais de 170 mil seguidores (fevereiro de 2018).
Sendo assim, solicitamos a ajuda daqueles que curtem nosso trabalho, frequentando a página, compartilhando conteúdo para os amigos e postando links em seus WhatsApps pessoais. Desta forma, vale a pena continuar. Contamos com a sua ajuda!

Gostou do texto? Confira outras publicações em nossas tags:


Tratores Colheitadeiras Gambiarras Pulverizadores
Plantadeiras John Deere Valtra Case IH
New Holland Claas Massey Ferguson