Doença ameaça o plantio de canola no Canadá

Fungo se espalha pelas lavouras do país e assusta produtores.

 

Clubroot, conhecido no Brasil como hérnia das crucíferas (HDC), está tirando o sono dos agricultores canadenses. A doença ataca as raízes da planta, onde inchaços causados pelo ataque do fungo Plasmodiophora brassicae sugam água e nutrientes.

A doença é antiga na Europa, mas os primeiros casos no Canadá foram registrados em 2003. Lavouras atacadas registram até 50% de perdas em cultivares não resistentes.

O fungo gera milhões de esporos e pode ficar no solo durante 20 anos, tornando a erradicação da doença muito difícil. A falta de rotação de culturas está entre as principais causas desta infestação, com produtores plantando safra após safra a canola, um produto altamente rentável no país, em uma indústria avaliada em 26 bilhões de dólares.

Existe ainda um efeito acumulativo: alguns produtores com lavouras atacadas acabam dobrando o plantio já contando com o prejuízo (e a alta do preço causada pelas perdas em outras regiões). A prática acaba aumentando a infestação e o ciclo se completa.

Curiosidades

Uma grama de solo pode conter até 100 milhões de esporos. Estes podem se espalhar pelo vento, água, maquinários (imaginem aquelas empresas de serviços colhendo de cidade em cidade) e até pelas botas de quem lida nas lavouras.

Muitos agricultores não relatam para os órgãos governamentais os casos de infestação, por medo de especulação, desvalorização das terras ou problemas com contratos de arrendamento.

DowDuPont, Bayer CropScience e Monsanto estão trabalhando na criação de cultivares resistentes, mas é um longo caminho.

Vale lembrar que não é uma doença só da canola. Todas as crucíferas são vítimas em potencial (até o inocente brócolis).

Saiba mais

Caracterização patogênica e molecular de Plasmodiophora brassicae (pdf em português).

Alberta Clubroot Management Plan (em inglês).

Clubroot (resumo em inglês).

Posts relacionados