A Agricost é a maior fazenda da Europa e está situada na ilha de Braila, na Romênia. Seus 57 mil hectares produzem com o que há de melhor em maquinário no mundo, além de potentes sistemas de irrigação.
A ilha tem em média 60 km de comprimento por 11 km de largura e é subdividida em 29 unidades de produção. Essa gigante pertence a um fundo de investimento dos Emirados Árabes Unidos, o Al Dahra, desde 2018. A ilha foi comprada por 200 milhões de euros do empresário Constantin Dulute.
O pátio movimentado na Agricost.
A mega fazenda tem todo um sistema de armazenagem de grãos com capacidade para 50 mil toneladas e um porto próprio. E o movimento é grande na época de safra, já que a fazenda produziu (por exemplo) ainda em 2016 a marca de 416 mil toneladas de grãos, principalmente milho e soja.
Setenta por cento da propriedade é irrigada e no galpão estão 200 tratores Case IH Steiger e 100 colheitadeiras, a maioria da Claas, trocadas a cada oito anos. Entre maquinário e irrigação (eles possuem 400 pivots), a Agricost consome por ano cinco milhões de litros de diesel.
Agricost no Google Earth.
A Agricost recebe subsídios
Apesar de toda esta estrutura milionária, a fazenda ainda recebe subsídios da União Européia, cerca de US$15 milhões por ano. O custo de produção por hectare é de 1428 euros (eles recebem em média 175 euros por hectare em subsídios) e lucram no final 725 euros por hectare. Os dados são do Site GrainNews.
Segundo o jornal romeno Ziarul Financiar, a Agricost lucra cerca de 19 milhões de euros por ano (e crescendo). Nada mal!