Chineses vão usar drones equipados com cargas de iodeto de prata e granadas de fumaça para semear nuvens no nordeste do país
Os chineses estão desenvolvendo um projeto de geração de chuva artificial com o uso de drones para semear nuvens com iodeto de prata, um modo já conhecido neste tipo de iniciativa, mas até então feito com aviões convencionais e pequenos foguetes lançados do solo.
Os drones da empresa civil chinesa Sichuan Tengden são carregados com 24 barras de iodeto de prata e 200 granadas de fumaça, além de possuírem equipamentos especiais como radar e detectores de partículas de chuva.
Acima: o drone militar chinês Twin-tailed Scorpion A (TB-A) em sua versão militar original.
O projeto terá duração de 45 dias na região autônoma de Xinjiang Uygur, castigada pela seca e histórica produtora de frutas como o melão.
Apesar de polêmica (pela geração de poluição e até chuva em excesso em alguns casos), a iniciativa deverá se tornar uma política fixa do governo chinês, segundo o South China Morning Post.
Como funciona a semeadura de nuvens?
A semeadura de nuvens com iodeto de prata é uma técnica usada para ajudar a aumentar a quantidade de chuva. O iodeto de prata é uma substância que parece um pó, que é jogado nas nuvens. Esse pó tem a capacidade de “imitar” cristais de gelo.
Como isso funciona?
Quando jogamos o iodeto de prata nas nuvens, ele ajuda as gotas de água que estão lá a se juntarem. Quanto mais essas gotinhas se juntam, mais pesadas elas ficam. Quando elas ficam pesadas demais, não conseguem mais ficar no ar e caem como chuva. Essa técnica é usada principalmente em lugares onde falta chuva, ou quando é necessário controlar a quantidade de chuva, por exemplo, para ajudar na agricultura ou evitar secas.