Boato do “pior inverno dos últimos 100 anos” coincide com o lançamento da previsão de verão do Farmers’ Almanac

Almanaque americano publicado desde 1818 usa fórmula secreta para prever o clima.

 

Os mais velhinhos vão lembrar do Almanaque Biotônico Fontoura, tradicional publicação brasileira que foi produzida entre 1920 e 1985, chegando ao final da vida com tiragem de 100 milhões de exemplares. O almanaque tinha de tudo, de dicas de saúde até curiosidades científicas.

Nos Estados Unidos, a tradição dos almanaques é bem mais antiga. Um deles, o Farmers’ Almanac, iniciou as atividades em 1818 e existe até hoje, com o livrinho e site. A publicação possui um “método secreto” para a previsão do clima, baseado em observações das manchas solares e que foi criado por Robert B. Thomas, em 1792. Acima de tudo, o almanaque americano é uma obra de entretenimento, assumidamente. Algumas vezes, acertam 80%. Outras, 55% e por aí vai.

 

 

No dia 17 de abril, o Farmers’ Almanac lançou a sua “previsão de verão”, apontando que a estação nos EUA será muito quente, mais úmida e com mais tempestades. Na mesma semana, alguns sites brasileiros especializados na área de “assuntos pitorescos”, lançaram fake news sobre um suposto inverno mais frio dos últimos 100 anos. As notícias foram desmentidas pelo site Boatos.org, pela Band e pela Metsul.

 

 

O inverno (como deve ser) começa no Brasil no dia 21 de junho.

Posts relacionados