Conflito internacional acabou sem feridos, mas ganhou as manchetes e gerou muitas piadas para os dois lados da fronteira
Um agricultor invadiu a França e expandiu o território belga, sem querer. Tudo aconteceu quando o homem (que não foi identificado) resolveu tirar do seu caminho uma pedra de 150 kg que estava atrapalhando a lida com o trator. Mas não era qualquer pedra e sim um marco de fronteira colocado ali no ano de 1819.
A façanha só foi descoberta por um grupo de historiadores que passeava pelo local. Por alguns dias, a Bélgica (na cidadezinha de Erquelinnes) entrou cerca de 3 metros para dentro da França, em Bousignies-sur-Roc.
The mayor of the local village hopes France and Belgium can 'avoid a new border war' following the incident. https://t.co/cfHzp1nPH9
— UNILAD (@UNILAD) May 4, 2021
O prefeito de Erquelinnes, David Lavaux, postou no Facebook: “Com uma equipe de tf1 na fronteira entre Bousignies e Montignies. Movimentamos o limite de 1819, Bélgica e nosso município estão ampliados; os franceses não concordam, obviamente. Vamos ter que colocar as coisas no lugar.”
A pedra foi colocada lá depois que Napoleão perdeu a guerra, sendo a fronteira definida pelo Tratado de Kortrijk. Tudo foi resolvido sem sangue, mas o produtor foi notificado para que retorne o marco ao seu lugar original.