Nossa velha conhecida já devastou culturas na África e pode atingir a Europa e o resto do mundo, em breve.
O jornal britânico The Telegraph deu grande destaque para a lagarta do cartucho em uma reportagem que alerta para os riscos de uma infestação no continente europeu, na próxima estação.
A praga já devastou lavouras inteiras na África, causando bilhões de dólares em prejuízos apenas em dois anos, tempo aproximado da presença da lagarta no continente. Especula-se até mesmo que a Spodoptera frugiperda chegou lá por via aérea, junto com a bagagem ou carga em um avião de passageiros.
Africa's silent war. Farmers struggle to find weapons to fight the armyworm, an innocuous brown and beige caterpillar that poses a major threat to the continent's food supplyhttps://t.co/LVzFS5vel8 pic.twitter.com/1yI5ilrLP0
— AFP News Agency (@AFP) May 3, 2018
Se chegar realmente na Europa, a lagarta virá pela Península do Sinai ou atravessando o Mar Mediterrâneo, segundo alguns modelos de previsão. Itália e Espanha seriam as primeiras vítimas, por conta do clima.
O Brasil, craque no manejo da lagarta do cartucho, poderá ensinar alguns truques para os colegas do velho continente, muito em breve.