A briga entre agricultores e a John Deere virou documentário

john deere repair motherboard

Os agricultores que lutam contra a John Deere pelo direito de reparar os próprios tratores e colheitadeiras ganharam a atenção do Motherboard.

 

Em março de 2017, nós falamos aqui no Blog do Farmfor sobre a briga entre agricultores e a John Deere, que limita o acesso aos sistemas digitais das máquinas por questões de direitos autorais.

Agora o assunto ganhou um mini-documentário pelas mãos do site Motherboard, especializado em tecnologia e com grande audiência na área. A série de documentários State of Repair dedicou um episódio com o título Tractor Hacking: The Farmers Breaking Big Tech’s Repair Monopoly (hackeando tratores: agricultores quebrando o monopólio da manutenção, em uma tradução livre) para a questão.

A equipe do site foi até o estado de Nebraska, nos EUA, para mostrar o dia a dia dos agricultores que usam um software criado na Ucrânia, para quebrar o acesso aos computadores que controlam os motores e outros sistemas dos tratores e colheitadeiras. A prática é ilegal por lá e pode dar processo por quebra de direitos autorais.

O documentário é em inglês e mostra a realidade em uma propriedade, lembra que os tratores de antigamente eram apenas mecânica pura e desde os anos 90, começaram a depender cada vez mais de peças eletrônicas. Mais tarde, entraram os complexos sistemas de computação embarcada e sensores que tornaram a manutenção praticamente impossível para os proprietários (distantes muitas vezes centenas de quilômetros da oficina mais próxima).

No final, mostra como está a luta na esfera legal, com políticos ao lado dos agricultores tentando liberar a manutenção através do Fair Repair Act, uma espécie de Projeto de Lei capitaneado pela senadora pelo estado de Nebraska, Lydia Brasch. Outros 12 estados americanos vão seguir o mesmo caminho e trabalhar com projetos similares.

Para a Motherboard, o executivo da John Deere Ken Golden (Diretor Global de Relações Públicas) declarou que esta é uma situação complicada e que afeta todas as marcas com tecnologia embarcada. E que clientes, revendas e fabricantes deveriam encontrar uma solução conjunta para o problema, sem depender do governo e suas regulações, que traria ainda mais custos, sem agregar valor.

Vale a pena assistir, mesmo para quem não domina o idioma. Precisamos lembrar que apesar do documentário focar na John Deere, outros fabricantes possuem sistemas similares que impedem a manutenção e diagnóstico de máquinas agrícolas, caminhões e até mesmo automóveis.

Mais sobre a série de documentários State of Repair, no site da Motherboard.

 

 

Posts relacionados